top of page
nossa história

O Grupo Raízes nasceu em 2018, impulsionado por um propósito especial, através da fundadora Isabelly Assunção, uma baiana com raízes na roça.

Após 16 anos longe do campo, Isabelly retornou para suas origens e reencontrou uma realidade que se conectou profundamente com sua infância. A diferença entre sua comunidade de origem, Beira do Rio (Teolândia-BA), que havia se transformado, e o Riachão de Areia (Taperoá-BA), que parecia parada no tempo, despertou nela o desejo de contribuir para o desenvolvimento local. Durante esse período, Isabelly começou a praticar o crochê, o que a aproximou do fazer manual. Esse foi o ponto de partida para enxergar o artesanato como um instrumento poderoso para transformar realidades. 

Início da formação da rede de mulheres agricultoras, que levou ao resgate da produção de técnicas manuais, como a esteira de taboa, uma prática que não era realizada na comunidade Riachão de Areia (Taperoá-BA) há mais de 30 anos, mas que no passado ocupou um lugar especial na história das famílias locais, servindo como colchão artesanal.

2018

2018_Gregória e família_edited.jpg

Realização de oficinas de crochê na comunidade Riachão de Areia e lançamento da coleção Cores da Mata, com esteiras de taboa, cestarias de cipó, mandalas e filtros dos sonhos. Início das vendas online via Instagram e em parceria com um quiosque em Barra Grande, na Península de Maraú, um dos principais pontos turísticos do Baixo Sul da Bahia.

2019

2019 - Oficina de Crochê comunidade Riachão de Areia.jpg

Abertura de uma loja física em Franca-SP, que funcionava como centro de distribuição para as vendas online. Além dos produtos da coleção Cores da Mata, a loja oferecia aros de cipó para artesãos (um dos itens mais vendidos) e cerâmicas de Maragogipinho - BA. Fechamos o ano com um segundo parceiro comercial e canal de vendas em Barra Grande.

2020

Design sem nome (8).png

Encerramento do centro de distribuição em Franca-SP, marcando um recomeço focado em transformar o sonho em um negócio de impacto viável. Passamos a participar de programas de aceleração como o Motirô Social, LAB NIP e Investe Favela, iniciando uma jornada desafiadora de reestruturação e desenvolvimento de novos produtos.

2021

Design sem nome (4)_edited_edited_edited_edited_edited_edited.jpg

Com o apoio do programa Investe Favela, abrimos uma loja própria em Barra Grande, compartilhando o espaço com uma marca parceira. No mesmo vilarejo, estabelecemos um ateliê central para a produção de nossos objetos de decoração, enquanto a comunidade de Taperoá continuou contribuindo com a coleta e fornecimento de matérias-primas.

2022

photo_4963288899480825332_y_edited.jpg

Assumimos integralmente o espaço da nossa loja física, lançamos novos produtos autorais e abraçamos a curadoria de outros artesãos regionais, como as cerâmicas de Maragogipinho. Neste ano, celebramos um aumento de 132% na receita gerada para a comunidade de Riachão de Areia, nossa principal fornecedora de matérias-primas.

2023

2023 - fachada loja física_edited_edited.jpg

Marcamos presença na Casa Cor São Paulo, com nosso Cupuaçu Baú no projeto da arquiteta Marina Salomão. Participamos de eventos do programa Investe Favela em São Paulo e no Rio de Janeiro, onde fomos reconhecidos como um dos negócios investidos que mais evoluíram. E a conquista mais esperada: lançamos nossa loja virtual, levando nossos produtos a todo o Brasil.

2024

photo_4927393834858556750_y_edited_edited_edited_edited.jpg
produtos feitos à mão

O crescimento do Grupo Raízes teve a contribuição essencial de Micheline Mesquita, que conseguiu transcender o propósito da marca, transformando-o em objetos de decoração que carregam a essência da nossa história e impacto social. Desde o início, ao lado de Isabelly e participando voluntariamente, Micheline foi responsável tanto pelo desenvolvimento dos produtos da marca quanto pela capacitação das mulheres fornecedoras, ensinando-as a reconhecer e valorizar os elementos naturais do seu entorno. Com uma carreira anterior como profissional de beleza, ela se encantou pelo fazer manual e pelo transformador impacto que o artesanato traz. Hoje, como artesã principal, sócia e diretora criativa do Grupo Raízes, Micheline se dedica integralmente à criação e ao desenvolvimento dos produtos da marca.

Nosso ateliê

Elementos naturais são transformados em objetos especiais de decoração feitos à mão em nosso ateliê em Barra Grande, Maraú - Bahia.

"Despertar nas pessoas da comunidade para as oportunidades e a riqueza dos materiais disponíveis no próprio quintal foi uma grande conquista. Ver como esse processo inicial se transformou em prática, gerando produtos que fazem a diferença na vida de muitas famílias e geram emprego para mais pessoas, traz uma felicidade imensa".

Micheline Mesquita

1701978261266_edited.jpg
IMG_5221.JPG

Conheça as histórias por trás de cada produto

Isabelly Assunção

Diretora Executiva

IMG_8122_edited.jpg

Micheline Mesquita

Diretora Criativa e artesã principal

1701978261266_edited_edited_edited_edited_edited.jpg

Joselaine Miron

Coordenadora de operações e finanças

Joselaine Miron_edited_edited.jpg

Lavínia Melo

Artesã assistente de produção

1712169089368_edited_edited.jpg

Fernando Mesquita

Responsável marcenaria

1712169089368_edited.jpg

Nosso time

Quem somos

Somos uma marca autoral que cria objetos de decoração feitos à mão, utilizando matérias-primas naturais da nossa região. Nossas peças contam histórias, geram renda e promovem impacto social nas comunidades envolvidas no processo de produção. Nosso ateliê e loja física estão localizados em Barra Grande, na Península de Maraú, Bahia.

 

IMG_8374.jpg

“Me mudei para a cidade aos 10 anos para dar continuidade aos estudos. Aos 19 anos ingressei no universo empresarial – embora trabalhasse desde os 14, atuei durante oito anos na área de comunicação interna e gestão de pessoas. Eis que em 2016 fui desligada de forma inesperada, em meio a uma crise empresarial. Essa mudança repentina foi um choque no primeiro momento, mas também permitiu que eu ingressasse em um processo de autoconhecimento que me levou até a comunidade do Riachão de Areia" .

Isabelly Assunção

IMG_8130.jpg
IMG_8116.jpg
nossa casa
20251010_143119.jpg
IMG-20251124-WA0111.jpg
20251010_191512.jpg
bottom of page